Muito além do que se vê

Publicado: abril 16, 2012 em Das coisas que se aprende

Fiquei pensando nas palavras que gostaria de usar para traduzir em palavras o que é de fato acumular anos. Pensei em falar sobre experiências, sobre as coisas inevitáveis que passamos por conta dos deuses da vida, sobre o processo de envelhecer e tantas outras reticências. Mas nada seria suficiente pra expressar como cada um consegue experimentar o tempo. Então resolvi falar sobre as pessoas que a gente chama de amigo durante nossa existência. Porque como me disse aquele velho vídeo de filtro solar, é preciso entender que amigos vão e vem, mas que há um punhado deles, os mais preciosos, que a gente tem que guardar com carinho, pois quanto mais a gente envelhece tanto mais precisamos das pessoas que nos conheceram na juventude. São eles que estão com a gente enquanto a gravidade atua sobre nosso corpo. É para eles e por eles esse post.

Sou uma pessoa de palavras. Elas me atingem de forma muito mais intensa do que as pessoas comuns. Nas últimas três décadas e dois anos tenho testemunhado que são as palavras junto com os abraços os responsáveis para as pessoas se conectarem e se tornarem amigas. Você usa a palavra correta sem saber como e clic, ganha uma alma em conjunto. As pessoas se encantam. E é esse tipo de encantamento que faz você presente em minha vida.

Não sei porque você é meu amigo, mas isso me encanta. Tem algo em você que me faz ver além. São as palavras que diz. O jeito que gargalha, a forma como teu corpo experimenta as banalidades. E acima de tudo a inquietação que você divide comigo sobre o que é viver. Esse emaranhado de fios invisíveis e conexões que se esbarram e nos deixam tontos, inseguros, perdidos, curiosos, confusos sobre as escolhas (esse peso que ninguém nos avisou que seria um fantasma onde quer que a gente vá).

Então deixa eu te contar uma coisa que muitas vezes esquecemos. Divida canções, estórias e histórias, vídeos no youtube, vimeo e músicas no gogó, comida, aperitivos, bebidas de todas as cores e tamanhos, chocolate, chamada telefônica, água, shows, sorriso de canto de olho, fotografia, arte, espaço em varanda, gelo, letras em formato de sms, ombro, colo, contos, ouvido, intuição e abraço em dia de aniversário. Divida tudo que a vida vem e volta.

Não sei porque dizem que não devemos agradecer amizade. Ok, isso não é um agradecimento por ser meu amigo. Isso é um obrigada por estar perto de mim nessa existência. Aqui, agora. Para nossa alegria. Vida longa aos encantamentos.

comentários
  1. Heli Anthus disse:

    Pára, Suelen! Não faz uzamigo xorá!

    Lindo texto e vejo exatamente assim. Essa teia de conhecimentos, de aprendizados, de erros e acertos que vivenciamos, que aprendemos, que lidamos juntos. Te parabenizo hoje, ontem e sempre, Hanny Baby.

    Parabéns por ser tão incrível.

  2. Luana disse:

    Agora foi a minha vez de ficar com os olhos marejados do lado de cá. Vida longa!

  3. Caramba Hannyta, aqui, em casa, sentado no meu sofá e no silencio de minha solidão, senti um carinho na alma ao ler essas palavras. Vc sempre sabe dizer aquilo que eu preciso ouvir.

    Bjão, adorei…

  4. Flor Baez disse:

    Fiquei muito emocionada com as suas palavras, todas tão bonitas, tão cheias de vida, de verdade, de amor. Saiba que eu também nutro uma profunda gratidão por ter você como amiga! Beijos! ❤

  5. MoniqueRodrigues disse:

    ai que lindo!

  6. Ouvi uma gargalhada sua e senti um abraço seu com esse texto (:
    É muito bom ter você como amiga! E obrigada você por me deixar estar perto de você na sua existência ❤

  7. Luciana Marques disse:

    Ownnn…eu q agradeço por vc fazer parte dessa minha existência! Aliás, estamos fazendo 15 anos de amizade!!!!
    Bjsssss

Deixe um comentário

