O guri ali da rua

Publicado: março 12, 2011 em Contos

O guri ali da rua encontrou um mestre que estava sentado no meio fio. O mestre alisava patas de um cão sem dentes.

– Olá, o guri disse.

– Olá, o mestre respondeu.

– Me disseram que você é meu mestre.

– Sim, o mestre afirmou.

– E o que você tem que fazer?

– Você?

– Não, você.

– Eu deveria te falar do caminho, encorajá-lo, copiar dezenas de folhas para te convencer que cartas ainda são úteis e chorar com você de mãos dadas.

– E quando você fará isso?

– Eu não farei.

– Por que não?

– Porque você não vai conseguir entender nada disso enquanto não esvaziar a primeira gaveta.

– Então devo abrir uma gaveta?

– Sim.

– E depois?

– E depois virá um período onde achará que abrir a gaveta é fácil e que a partir daí tudo ficará bem.

– E ficará bem?

– Não, você vai sofrer.

– Mas então por que você me mandará abrir a gaveta?

– Porque se eu falar que você tem que ficar aqui sentado você não irá reparar em nada.

– Você que me indicará um caminho onde vou sofrer?

– Mais nos pertence o que veio oferecer-se a nós do que aquilo que tivemos de conquistar.

– Mas por quê?

– Porque você é importante pra mim.

– Não me parece correto.

– Procure-me quando fechar a primeira gaveta e entenderá as coisas simples.

O guri saiu cabisbaixo, mas ouviu o mestre. Ele decidiu abrir as gavetas das meias. Coloridas. Perfumadas e macias. Um cão o ronda toda vez que ele acha que está feliz. Não está, mas só vai perceber isso daqui a 2 meses. O mestre continua sentado no meio fio. Todos os dias olha pro céu porque o sol brilha. Ele apenas observa, não reage.

Deixe um comentário

