Sobre a influência da Lua

Publicado: janeiro 21, 2011 em Das coisas que se aprende
Tags:, ,

Mais de 3 pessoas observaram a lua na semana onde por aqui passou um tornado(?).  Eu observei. Todas elas repararam no anel azul em volta dela. Isso quer dizer que em algum momento entre a noite e a madrugada mais de 3 pessoas olharam para o céu.

A lua influencia a maré. A agricultura. A pesca. Os bebês. Muitos dizem que é energia de nossa natureza emocional. 382.000 km, em média, distante da Terra. Dia desses quando perguntei aos amigos se eles não queriam ser astronautas quando crianças, eles se entreolharam. Fiquei a pensar quantas pessoas olham o céu. Quantas pessoas visualizam os planetas por dentro. Quantas que identificam pelas sondas espaciais coisas que não sabem explicar porque encantam. Quantas que compartilham o mesmo link de download do National Geographic.

A Lua rege todo sistema alimentar e nutritivo e está ligada aos líquidos do corpo. O olho direito da mulher e o olho esquerdo do homem. Mas que força é essa que nos imbui de uma saudade de coisas além? Que magnetismo é esse que nos faz, mesmo aqueles que não sonharam em trabalhar na Nasa, levantar pescoços em direção ao alto? O que procuramos?

Seria só esse sentido imagético do céu? Um simples vislumbre plástico? Pra mim são as cores. O perder-se na sensação provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina. A interpretação da reemissão da luz. Como um pêndulo. Uma amiga me perguntou se eu precisava estar apaixonada por coisas. Todos nós, acreditava eu. Por sensações principalmente. Talvez as pessoas que olhem pra cima buscando ir além de galáxias e constelações usem a curiosidade como válvula de verificação sobre algo que pra mim é meio simples: por mais que haja coisas entre o céu e nós e que a gente possa tentar explicá-las pela luz da ciência, da filosofia e do prisma racional, a maioria das pessoas olha para a lua só porque a sente.

comentários
  1. Lindo, me emocionei! Obrigado…

Deixe um comentário

