Quem é você, Wes Anderson?

Publicado: janeiro 2, 2011 em Resenhas
Tags:, , ,

Me disseram que o mundo é matemática pura e todas as previsões que se tem não são nada mais do que probabilidades bem sucedidas captadas pelo cérebro, depois de vários fracassos não contabilizados. Se isso é fato, o que são os filmes de Wes Anderson?

Eu queria que as probabilidades me fizessem sentar a seu lado em um voo ou uma viagem de trem ou uns minutos em um ponto de ônibus. Eu não queria entendê-lo, queria dividir estórias. Todas as excentricidades e idiossincrasias que a vida nos presenteia e mesmo assim as pessoas insistem em apostar na lógica e nos bons costumes. Queria que ele me apresentasse a mais pessoas estranhas como suas personas fílmicas.

Wes Anderson é um diretor americano que infere em seus personagens temperamentos peculiares e é isso que o faz um diretor tão extraordinário quanto seus personagens. Suas narrativas envolvem humor seco, ironia e visões exóticas sobre fatos comuns. Mas em todos os filmes o que se encontra é um traço de simplicidade e sofisticação que poucos diretores conseguem captar sobre a vida, estranha vida. Às vezes ele me lembra Nelson Rodrigues, em outras, Artaud.

Em todos seus filmes me pego rindo de situações esquisitas que me remetem a fatos esquisitos que também aconteceram em minha vida e me pego com os olhos marejados, pois é o único diretor que no fim sempre me faz inspirar e expirar sobre essa lógica que algumas pessoas insistem em termos comportamentos sociais apropriados.

Para Wes Anderson, são os personagens “exóticos e selvagens” os mais verdadeiros. O curioso é que , todos eles têm problemas familiares. E todos eles nos mostram que atos simples deslocam e movem as pessoas, não esferas sociais.

Vejo uma insígnia em suas produções: a vida é singela, estranha e triste, mas é sempre uma volta pela vida.

Minhas indicações para um dia de chuva:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s