Repo Men

Publicado: dezembro 27, 2010 em Resenhas
Tags:, ,

Até que ponto amizade supera o egoísmo humano? Até onde você iria para “proteger” os amigos que você ama? É sobre proteção que Repo Men se sustenta.

Filme de ação mediano, tinha tudo para ser mais um clássico sessão da tarde que quer ser uma mistura de Missão Impossível com “filosofia” Matrix de que a tecnologia vai nos matar e inverter o papel potência de sobrevivência em (como sempre) abuso de poder comercial.

Todavia os dois minutos finais são surpreendentes, o que faz questionar toda a narrativa. O anti-heroísmo, as cenas de luta memoráveis com direito a serrote que chega mãos do protagonista no tempo exato de necessidade, todos os furos de narrativa são esquecidos quando você pisca os olhos e junta peças nos minutos finais: Então é por isso!

Poderia ser um Tarantino pelo sangue gratuito e as mortes tragicômicas, mas não é. É um filme sobre a distorção da palavra proteção entre amigos, com uma mistura de tecnologia como arma de poder. Interessante em partes.

Parênteses para o papel que uma máquina de escrever exerce sobre a trama. Nunca uma máquina de escrever teve tanta importância em uma narrativa (mais uma vez, surpreendente!). E é a primeira vez que um personagem em toda cinematografia mundial, na hora da fuga, corre com uma máquina de escrever no colo.

Repo Men sustenta os clichês da narrativa clássica americana até 1 hora e 51 minutos quando tudo se inverte e um elemento precioso se insere, mostrando que fomos enganados até aquele momento. Vale pela surpresa e pela excelente trilha sonora, mas peca por ver uma Alice Braga pouco aproveitada e a ideia absurda e preconceituosa de que os “vilões” pertencem ao lado Negro da Força. Não sei até que ponto vale a pena ver, mas a trilha sonora é divertida, indo de Nina Simone, Beck, Moloko, o clássico Dream a little dream of me (The Mamas and The Papas) até Unkle e William Bell.

E como um dos personagens diz: “It’s small, I know. But it matters”. (É pouco, eu sei, mas vale a pena).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s